10 curiosidades sobre Honduras

Viajando por este país ainda pouco visitado por brasileiros, fomos nos surpreendendo com tantas informações que nem tínhamos ideia antes de chegarmos aqui.

Aí vão 10 curiosidades sobre Honduras!

Bandeira de Honduras

1 – Honduras é o único país da América Central continental que não possui vulcões ativos.

2 – Historicamente, Honduras é um país de direita. O único presidente de esquerda eleito foi destituído do cargo e preso 8 meses antes de terminar seu mandato. A ONU considerou o ocorrido como um golpe de Estado.

3 – Ainda que existam, moedas quase não são usadas em Honduras. O valor das cédulas do país vão desde 1 lempira (14 centavos de real) até 500 lempiras (70 reais). É comum arredondarem a conta se der números quebrados.

4 – A primeira ideia de um canal ligando o Atlântico ao Pacífico seria implementada em Honduras. Chamada de “canal seco”, foi uma proposta da Inglaterra de se construir uma rede ferroviária ligando dois portos nos distintos oceanos.

Grande parte do dinheiro destinado para tal obra foi roubado antes mesmo de sair da Europa, o que impediu a construção completa do canal. Honduras acabou ficando com a dívida de todo o montante (inclusive da parte roubada).

5 – Honduras foi o primeiro lugar da América continental que os conquistadores espanhóis atracaram. Neste local atualmente se encontra a cidade de Trujillo.

Fortaleza de Santa Bárbara - Trujillo, Honduras
Cidade de Trujillo – primeiro lugar da América Continental onde os espanhóis colocaram os pés.

6 – A República Federal de Centroamérica, um país único da América Central (envolvendo Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Honduras e Guatemala) foi idealizado por Francisco Morazán, considerado um herói hondurenho. O país chegou a se estruturar, mas se desmantelou em poucos anos. As 5 estrelas da bandeira de Honduras representam estes 5 países.

7 – Em Honduras o porte de armas de fogo é permitido. Não é incomum entrar nas lojas e ver os seguranças armados.

8 – Honduras foi devastada por um furacão em 1998, batizado de Furação Mitch. As mídias internacionais chegaram a sugerir que o país desapareceria completamente do mapa.

9 – Um dos sítios arqueológicos mais importantes da civilização Maia está localizado em Honduras. São as Ruínas de Copán.

10 – O salário mínimo em Honduras varia de acordo com o ramo e o tamanho da empresa contratante. Para ter uma ideia, quem trabalha em um restaurante pequeno ganha pelo menos 345 dólares ao mês. O salário mínimo mais baixo é de quem trabalha com agricultura, caça ou pesca: 250 dólares.

 

É isso pessoal! Gostaram das curiosidades? Alguma a mais para acrescentar?

Não deixem de acompanhar nossa viagem de volta ao mundo pelo face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

2 comentários sobre “10 curiosidades sobre Honduras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *