10 curiosidades sobre El Salvador

Este pequeno país da América Central, que muitos evitam visitar por pensarem que é perigoso, reserva muitas surpresas impressionantes. Aqui listamos 10 curiosidades sobre El Salvador!

Bandeira de El Salvador

1. A flor de “O Pequeno Príncipe” é de El Salvador. O escritor francês Antoine de Saint-Exupéry teria se inspirado na turbulenta relação com sua esposa, a salvadorenha Consuelo de Saint-Exupéry, para criar a flor de seu livro mais famoso.

O Pequeno Príncipe com sua amada flor.

2. El Salvador tem uma das melhores praias para a prática de surfe no mundo. Esta praia se chama El Tunco.

3. Não se carimba o passaporte para entrar ou sair de El Salvador. Tudo é feito de forma eletrônica.

4. José Arturo Castellanos é o “Schindler” de El Salvador, tendo ajudado a salvar mais de 40 mil judeus durante a segunda guerra. Ele, então cônsul salvadorenho em Genebra, se aproveitou do fato de os nazistas não conhecerem El Salvador e entregou documentos falsos de seu país a milhares de vítimas do regime nazista.

José Arturo Castellanos, o salvadorenho que salvou a milhares de judeus.

5. El Salvador teve uma sangrenta guerra civil que durou entre 1980 e 1992, deixando mais de 75 mil mortos. Este é um dos motivos que o país ganhou a má fama de ser violento. Quem se aventura por lá hoje, porém, fica surpreendido com a segurança e a amabilidade de seu povo.

6. A americana Jeniffer Clonnelly ganhou o óscar de melhor atriz no filme “Uma Mente Brilhante” ao representar a salvadorenha Alicia Lardé.

7. Em El Salvador existe um pequeno sítio arqueológico chamado Joya de Cerén, que é considerado “A Pompeia das Américas”. Esta pequena cidade rural maia foi soterrada pelas cinzas de um vulcão, e hoje representa uma das fontes mais importantes de estudo daquela civilização.

Ruínas das Joyas de Cerén
Ruínas das Joyas de Cerén

8. Apesar de ser banhado somente pelo pacífico, as faixas azuis da bandeira de El Salvador representam os dois oceanos que banham a América Central. Isso foi herdado da bandeira da República Federal da América Central, um país unificado constituído pelas atuais repúblicas da Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

9. O pai de Monica Lewinsky é salvadorenho. A família Lewinsky é de origem alemã e judia, e se mudou para El Salvador para escapar do nazismo.

10. A moeda oficial de El Salvador é o dólar americano, que desde 2001 veio substituindo o Colón Salvadorenho. Ainda assim, hoje em dia é possível ver os preços sendo representados com o símbolo da antiga moeda (₡).

 

É isso aí, pessoal! Querem conhecer mais sobre o país? Leiam como foi nosso mochilão por lá:

Leia também:

E, para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *