10 Curiosidades sobre a Tailândia

Quer conhecer mais sobre a Tailândia? Veja aqui algumas curiosidades bem interessantes sobre o país!

1. A capital da Tailândia é a cidade com o nome mais comprido do mundo.Bangkok“, que significa “cidade dos anjos”, é apenas uma abreviação. Seu nome completo é: “Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchaniburiron Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathit Sakkathattiyawitsanukamprasit”. Traduzido, seria algo como “Deus Inthrá, a grande capital do mundo adornada pelas nove pedras preciosas, a cidade feliz, ao redor de um enorme Palácio Real que se assemelha à moradia celestial do deus reincarnado, uma cidade dada por Inthrá e construída por Vishnukharma.”

Um dos inúmeros templos de Bangkok
Bangkok, a capital da Tailândia

2. O gato siamês é da Tailândia. Ele tem este nome porque, antes, a Tailândia era chamada de “Reino de Sião”.

3. A Tailândia é o único país do sudeste asiático que não foi colonizado por ocidentais.

4. O cenário tailandês do jogo Street Fighter existe na vida real. Foi inspirado na estátua do buda deitado de Ayutthaya. Se quiser saber mais sobre ele, leia nosso post aqui.

Mucuvinha x Sagat
Mucuvinha lutando com o Sagat em Ayutthaya

5. Na Tailândia vive o menor mamífero e o maior peixe do mundo. O menor mamífero é o morcego “kitti”, que pesa apenas 2 gramas. O maior peixe é o tubarão baleia, espécie que atrai muitos mergulhadores ao país.

6. Pela cultura tailandesa, é considerado falta de respeito tocar a cabeça de alguém (inclusive de crianças) ou a de estátuas. Também é falta de respeito sentar-se com a sola do pé apontando para o Buda ou fazer tatuagens com a imagem dele.

7. Muitos associam à Tailândia a imagem dos elefantes. Infelizmente, por conta do turismo e do desflorestamento, o número destes animais vem despencando: estima-se que, atualmente, restem apenas 5 mil elefantes no país, contra 100 mil que haviam há 100 anos atrás.

Elefantes em Ayutthaya
Os elefantes estão acabando por conta do turismo irresponsável e do desflorestamento

8. Todos os dias a bandeira da Tailândia é hasteada às 8h e baixada às 18h. Nestes horários é comum ver a população local parar e se colocar em pé, principalmente em praças públicas ou nas estações de ônibus ou trens.

9. O Red Bull, energético conhecido no mundo todo, tem suas raízes na Tailândia. Ele foi baseado no Krating Daeng, uma bebida vendida no país desde 1976.

O “pai” do Red Bull

10. A famosa “Ponte do Rio Kwai”, que inclusive inspirou o quadro do Faustão “Ponte do Rio que Cai”, fica na Tailândia. Ela faz parte da ferrovia “Burma-Siam”, também conhecida como “Ferrovia da Morte”. Estima-se que umas 100 mil pessoas morreram na construção desta ferrovia.

 

É isso, pessoal! Alguma curiosidade bacana que esquecemos de mencionar? Comentem aí!

Para mais curiosidades bacanas, siga-nos em nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *