10 curiosidades impressionantes sobre a civilização maia

Com um conhecimento de astronomia espetacular, a civilização maia é uma das mais impressionantes de todos os tempos. Aqui contamos algumas curiosidades que aprendemos enquanto mergulhamos neste mundo antigo!

1 – O colapso dos maias é um mistério

Esta civilização, considerada uma das mais brilhantes da história, sofreu um declínio entre os séculos VIII e IX, que fez com que a maioria de suas imensas cidades fossem abandonadas. As explicações mais aceitas são: superpopulação, secas e revoltas dos camponeses.

Apesar do declínio, os maias nunca se extinguiram. Ainda hoje é possível ver seus descendentes pela Guatemala, México e países vizinhos, mantendo sua arte, seus costumes e seu idioma original.

Lago Atitlán
Mulher maia, com suas roupas típicas, na Guatemala.

2 – Os maias desenvolveram o conceito do zero muito antes dos europeus

Eles usavam um sistema numérico de base 20 muito mais avançado que o modelo usado na época pelo velho continente, o que os permitiu trabalhar com numerações na escala de centenas de milhões, conseguindo assim grande precisão na matemática e na astronomia.

Sistema numérico maia. Fonte: wikipedia

3 – Diferente do que muitos creem, os maias não previram que o mundo ia acabar em 2012

Os maias criaram um calendário bastante complexo e preciso, considerado superior ao nosso modelo gregoriano. Este calendário, de fato, terminava em dezembro de 2012, mas isso não quer dizer que o mundo ia acabar, senão que a contagem simplesmente voltaria do zero. Fazendo uma analogia, é como se o odômetro de um carro atingisse sua quilometragem máxima e começasse a contar tudo de novo.

Se a civilização maia ainda existisse, simplesmente teriam criado um calendário novo contando a partir de 2012.

4 – Até onde se sabe, os maias foram a única civilização originária da América a dominar uma escrita capaz de reproduzir 100% as palavras de seu idioma

A escrita dos maias era tão eficiente quanto a nossa: em vez de representar símbolos ou situações, sua grafia era capaz de reproduzir sons, permitindo que eles escrevessem qualquer tipo de palavra.

Recentemente se descobriu que os incas dominavam um sistema de escrita por meio de cordas e nós, porém pouco se sabe sobre o assunto ou sua eficiência.

5 – Os maias previram que a raça humana será destruída pela própria raça humana

Não sabem dizer quando, mas acreditavam que o homem causará seu próprio declínio. Vendo a situação mundial nos dias atuais, não é difícil acreditar que eles tinham razão.

6 – Os maias eram fãs de sauna

Até mesmo nas menores vilas de camponeses havia casas dedicadas ao “banho de vapor”, equivalente às nossas saunas. Acredita-se que este ritual era usado para purificar a alma.

Réplica de uma sauna em Cerén
Réplica de uma sauna maia em Joya de Cerén, El Salvador.

7 – Os maias desenvolveram um jogo de bola muito parecido com o nosso futebol

Jogado somente com os glúteos, quadris e joelhos, era um esporte praticado por duas equipes, usando supostamente crânios humanos como a bola. Até hoje há pessoas que praticam este esporte, mas felizmente o material da bola já é outro.

Há uma crença de que os perdedores eram sacrificados, embora conhecemos alguns estudiosos que afirmam o contrário: os vencedores é que eram mortos em nome dos deuses, já que isso era considerado uma honra.

Campo de Bola, em Copán
O Campo de Bola, nas ruínas de Copán, Honduras

8 – Os maias escreviam livros

Infelizmente quase todos foram destruídos pelos conquistadores espanhóis, apagando assim milênios de história. Apenas quatro livros (chamados de “codices”) sobreviveram.

Uma página de um livro maia. Fonte: wikipedia

9 – Existe uma “bíblia” maia

O livro se chama Popol Vuh, e foi traduzido para o castelhano pelo Frei Francisco Ximénez em 1701. Acredita-se que o original foi escrito entre 1554 e 1558 por um indígena no idioma nativo, mas usando caracteres latinos. Estes supostos manuscritos nunca foram encontrados.

O Popol Vuh conta a história da criação do mundo e dos humanos segundo a crença maia.

Uma página do Popol Vuh, a bíblia maia

10 – Os maias eram experts em astronomia

Segundo pesquisas, os estudos maias já estavam pelo menos 500 anos mais avançados que os de Copérnico. A precisão para descrever a posição do planeta Vênus e das principais estrelas é de dar inveja a qualquer computador moderno.

Isso se deve principalmente ao fato de possuírem um sistema numérico muito eficiente.

 

É isso pessoal! Gostaram de conhecer mais sobre esta civilização impressionante?

Se quiser conhecê-los ainda mais, leia também nossa postagem sobre o horóscopo maia aqui:

Para mais dicas legais e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

4 comentários sobre “10 curiosidades impressionantes sobre a civilização maia

  1. Gente, que interessante. Aula de história!
    Eu amei.
    Obs.: não fazia a menor ideia de nenhuma delas, especialmente sobre a bíblia.
    Obs.2: que pena os espanhóis terem destruído os livros 🙁

    Adorei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *