10 curiosidades divertidas sobre o mundo

Qual o meme mais antigo da história? Múmia precisa de passaporte? Quem nasceu antes: os tubarões ou as árvores? Aqui estão 10 curiosidades bem interessantes.

1. Todos os pandas do mundo pertencem à China (com exceção de dois)

Apesar de serem vistos em vários zoológicos ao redor do mundo, uma lei chinesa proíbe a compra e a venda estes animais. Assim, um panda que está em um zoológico na Inglaterra pertence ao governo chinês, e foi apenas alugado por um período. A lei se estende aos filhotes: se os pandas procriarem em outro país, as crias também pertencerão à China.

As únicas exceções são dois pandas que nasceram no México antes de esta lei ter sido criada.

Pandas em Chengdu, China
Panda, o símbolo da China

2. Cleópatra viveu mais perto do iPhone do que da criação da Grande Pirâmide do Egito.

A rainha do Egito, Cleópatra VII Filopátor, viveu entre 69 a.C. e 30 a.C. O primeiro iPhone foi lançado em 2007, ou seja, “apenas” 2037 anos após a morte de Cleópatra.

A Grande Pirâmide de Quéops foi finalizada em 2560 a.C., quase 2500 anos antes do nascimento da rainha.

3. Aliás, os mamutes ainda existiam quando a Grande Pirâmide foi construída.

Estima-se que os mamutes só foram extintos por volta de 2000 a.C.

4. Uma múmia egípcia precisou tirar passaporte para viajar para a França

Em 1974, a múmia do Faraó Ramesses II foi enviada do Egito à França para uma série de estudos e tratamentos para a sua conservação. Mas, como a lei egípcia exigia que todos os seres humanos (incluindo os mortos) tenham passaporte para sair do país, o faraó não ficou de fora: teve que tirar passaporte para fazer a viagem.

Passaporte do Faraó

5. A África é o continente com mais países no mundo.

O continente africano possui 54 países oficialmente reconhecidos, enquanto a gigante Ásia possui apenas 48, seguida pela Europa com 44.

O irônico é que, por ser um continente tão pouco conhecido, a maioria das pessoas imagina a “África” como sendo uma coisa só.

6. O país com mais pirâmides do mundo é o Sudão.

Apesar de, ao falarmos em pirâmide, o primeiro lugar que venha em nossa cabeça seja o Egito, este país possui “apenas” 138 pirâmides conhecidas. O Sudão, seu vizinho do sul, possui 255.

Pirâmides do Sudão.
By Wufei07 – Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7420322

7. Quem nasceu antes: os tubarões ou as árvores?

Por incrível que pareça, os tubarões são mais velhos que as árvores. As primeiras estruturas classificadas como “árvores” surgiram há 350 milhões de anos, na região onde atualmente está o deserto do Saara. Os tubarões já nadavam há 400 milhões de anos, sobrevivendo até hoje a todas as extinções globais que ocorreram na Terra.

8. Júlio César foi sequestrado e se ofendeu por pedirem um resgate tão pequeno

O fato aconteceu em 78 a.C. O imperador romano Júlio César foi sequestrado por piratas enquanto navegava pelo mar mediterrâneo, e estes exigiram 20 talentos (moeda corrente na época) pelo seu resgate. Júlio César achou absurdo que sua vida valesse tão pouco, e exigiu que o resgate subisse para 50 talentos.

O resgate foi pago 38 dias depois e Júlio César foi libertado. Depois disso, o imperador liderou uma força naval, capturou os piratas e os crucificou.

9. O meme mais antigo da história data de mais de 2 mil anos atrás

Sim, as pessoas já tinham senso de humor há muitos séculos. Pelo menos é o que indica um mosaico descoberto em 2016, na Turquia. A obra mostra um esqueleto, aparentemente bêbado, sob a inscrição (em grego): “Seja feliz, aproveite a vida!”.

O meme mais antigo já descoberto

10. Obama já ganhou mais prêmios Grammy do que a cantora Britney Spears

Isso porque o ex-presidente dos EUA já foi ganhador duas vezes na categoria “melhor álbum falado”: uma vez em 2006, com “Dreams of my Father”, e outra em 2008, com “A Audácia da Esperança”.

A cantora pop americana, apesar de várias indicações, ganhou o prêmio apenas uma vez: foi em 2005, com o clipe “Toxic”, na categoria “Best Dance Recording”.

Capa do audiolivro que rendeu a Obama seu segundo Grammy

 

É isso, pessoal!

Para mais curiosidades bacanas, não deixem de nos acompanhar em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *