10 Curiosidades sobre a Costa Rica

A Costa Rica é o país mais feliz do mundo e um dos mais exemplares na preservação do meio ambiente. Aqui reunimos 10 curiosidades sobre este paraíso da América Central!

Bandeira da Costa Rica

1. A Costa Rica é o país mais feliz do mundo, segundo o Happy Planet Index.

2. A Costa Rica é considerado o país mais caro da América. Ainda que seu custo de vida dificilmente supere o dos EUA e Canadá, ainda assim o país é caríssimo para os padrões da América Latina. Porém, com um salário mínimo de quase 600 dólares ao mês, é possível viver bem por lá.

3. Os costarricenses tem o costume de falar com o “R” bem puxado. A primeira vez que você fala com alguém de lá, tem a impressão de que está falando com algum americano que está tentando falar espanhol.

4. A forma mais comum de se cumprimentar ou se despedir de alguém na Costa Rica é usando a expressão “Pura Vida!”.

5. A Costa Rica não possui exército. Esta medida foi definida na Constituição de 1949.

6. O filme Jurassic Park foi filmado na Ilha Coco, que pertence à Costa Rica

7. Encontrar endereços na Costa Rica é algo complicado, pois as casas não têm número e muitas ruas não têm nome. É comum darem o endereço assim: “a partir da loja tal, 3 casas ao norte”. Este problema também é comum em outros países da América Central.

8. Os costarricenses são chamados de ticos (homens) e ticas (mulheres). É daí que vem o nome da TicaBus, a empresa de ônibus mais famosa da América Central.

9. O prato típico da Costa Rica é o gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão, geralmente servido junto com salsichas. É comum comerem este prato no café-da-manhã.

10. Em 1890, José Joaquín Rodriguez foi eleito presidente. Estas eleições foram consideradas as primeiras livres e sem fraudes da América Latina, inaugurando a tradição democrática no país.

 

Quer saber mais sobre a América Central? Leia também:

 

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *