10 Cenários de filmes famosos no Sudeste Asiático

Curte cinema e vai conhecer o Sudeste Asiático? Não deixe de visitar os cenários de alguns filmes famosos de Hollywood!

1. King Kong – Skull Island (2017) – Ninh Binh, Vietnã

Ninh Binh é uma pequena cidade a poucos quilômetros de distância da capital do Vietnã. É até difícil acreditar que um lugar tão tranquilo como este esteja tão perto da caótica Hanói.

Ninh Binh é famosa por ter uma paisagem única, composta por rios e montanhas de pedra com formações bem interessantes. Esta paisagem recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e também foi escolhida para ser o cenário do filme mais recente do King Kong – o Skull Island.

Ninh Binh, Vietnã
Ninh Binh, cenário do filme King Kong

Se quiser conhecer o lugar das filmagens, é só fazer um passeio de barco pela região.

2. Escorpião Rei 3 – Batalha pela Redenção (2012) – Ayutthaya, Tailândia

Cena de “Escorpião Rei 3” em Ayutthaya

O terceiro filme da franquia “Escorpião Rei” escolheu a Tailândia como base para as filmagens. Ainda que tenham gravados cenas em diversas partes do país, o grande destaque ficou para as ruínas de Ayutthaya. Quem já visitou esta região não terá dificuldades em reconhecer os cenários no filme, já que eles praticamente não foram alterados (em algumas cenas, inclusive, é possível ver as passarelas usadas pelos turistas).

Uma das ruínas de Ayutthaya também apareceu no filme Mortal Kombat, e muitos dizem que o cenário do Sagat no jogo Street Fighter foi inspirado em uma de suas estátuas do Buda.

Wat Chai Wattanaram, Ayutthaya
Ayutthaya
  • Leia tudo sobre Ayutthaya aqui.

3. A Praia (2000) – Maya Bay, Tailândia

A idílica ilha habitada por Leonardo DiCaprio neste clássico dos mochileiros existe de verdade: é a ilha de Maya Bay, na Tailândia. Por conta do filme, este destino se tornou tão turístico que o governo tailandês se viu obrigado a fechá-lo para visitação por motivos ambientais. Até a data deste post, a ilha ainda não foi reaberta (mas você pode fazer tours de barco por lá e admirá-la de longe).

A paradisíaca praia do filme fica em Maya Bay

Algumas cenas foram filmadas em outras regiões também. A famosa Khaosan Road, em Bangkok, não ficou de fora.

4. Comer, Rezar, Amar (2010) – Bali, Indonésia

Bali é um dos principais destinos turísticos do Sudeste Asiático. Esta grande ilha é marcada por grandes contrastes e atrai todo tipo de viajante, desde aqueles que buscam boas ondas para surfar, baladas para curtir até o sol raiar ou templos hindus e budistas para meditar. E foi neste lugar incrível que Julia Roberts amou, depois te ter comido na Itália e rezado na Índia. A pequena cidade de Ubud, no centrão da ilha, ganhou bastante fama por conta do filme.

Bali – onde Julia Roberts “amou”
  • Leia tudo sobre Bali aqui.

5. Se Beber Não Case 2 – Bangkok, Tailândia

Os três amigos escolheram a capital tailandesa para viver mais uma de suas longas noites de loucuras. Ainda que o filme se passe teoricamente na cidade toda, as principais cenas foram gravadas no bairro de Chinatown. A rua Soi Cowboy, famosa pelos bares e pela prostituição, também aparece no filme.

Outro filme famoso que foi gravado em Bangkok foi o clássico “Bom dia, Vietnã”, com Robin Williams. Apesar de a história se passar em Saigon (atual Ho Chi Minh, Vietnã), a produção preferiu gravá-lo na Tailândia. Isso trouxe alguns erros para o filme, como o fato dos letreiros da cidade estarem escritos em tailandês, e não em vietnamita. Mas, como a maioria das pessoas não sabe diferenciar estas duas escritas, pouca gente percebeu.

Ônibus em Bangkok
Chinatown de Bangkok
  • Leia tudo sobre Bangkok aqui.

6. Tomb Raider (2001) – Angkor, Camboja

O complexo de Angkor é o principal destino turístico do Camboja. Um de seus templos, o Ta Phrom, foi visitado por Lara Croft no primeiro filme deste clássico dos videogames. E não poderiam ter escolhido destino melhor: diferente do famoso Angkor Wat, o Ta Phrom encontra-se parcialmente engolido pela natureza, o que lhe dá um encanto especial e bem aventuresco.

Templo de Ta Prohm, Angkor
Templo de Ta Prohm
  • Leia tudo sobre Angkor aqui.

7. Rambo IV (2007) – Chiang Mai, Tailândia

20 anos depois de suas aventuras no Afeganistão, John Rambo vive agora em paz na Tailândia. Fazendo bicos de barqueiro para sobreviver, ele acaba se envolvendo em um conflito entre missionários cristãos e piratas em uma viagem pelo Mianmar.

Grande parte das cenas de Rambo foram filmadas na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia. Esta cidade é bastante famosa entre os turistas por conta do Festival das Lanternas, um festival anual onde milhares de balões são lançados ao ar.

Loy Krathong em Chiang Mai

Chiang Mai também foi usada para as filmagens de American Gangster, embora a história do filme se passe no Vietnã.

8. O Legado Bourne (2012) – Manila, Filipinas

O quarto filme da série de Jason Bourne leva o protagonista para as caóticas ruas de Manila, a capital das Filipinas. A equipe passou 10 semanas gravando no local.

A cena do barco no final do filme foi gravada na região de El Nido (também nas Filipinas), onde estão algumas das praias mais bonitas do mundo.

9. Hitman – Agente 47 (2015) – Singapura

O segundo filme da franquia Hitman envia o Agente 47 para Singapura atrás de um grupo terrorista. Este é o primeiro grande filme de Hollywood filmado no país. Nele é possível ver destinos turísticos bastante famosos, como o impressionante “Gardens by the Bay”.

Gardens by the Bay, Singapura
Gardens by the Bay, um dos cenários de Singapura que aparece no filme
  • Leia tudo sobre Singapura aqui.

10. Armadilha (1999) – Kuala Lumpur, Malásia

Catherine Zeta-Jones e Sean Connery viajam até a capital da Malásia para roubar alguns milhões de dólares nas torres Petronas, o principal cartão-postal da cidade. Algumas cenas do filme foram gravadas na cidade colonial de Melaka (também na Malásia). Nestas cenas as Petronas foram adicionadas digitalmente na paisagem.

Torres Petronas, Kuala Lumpur
Torres Petronas, em Kuala Lumpur
  • Leia tudo sobre Kuala Lumpur aqui.

É isso, pessoal!

Para mais curiosidades bacanas, siga-nos em nossas redes sociais:

4 comentários sobre “10 Cenários de filmes famosos no Sudeste Asiático

  1. Olá Renan. Preciosa relação de algumas películas filmadas no Sudeste Asiático. Sou um amante fervoroso a moda antiga, que curte em assistir um bom filme no cinema ou em boa companhia de amigos em casa. Além desses filmes incríveis que você mencionou, gostaria de acrescentar mais dois, que eu gosto muito: O filme “Impossível”, que foi gravado na Tailândia, acho que em 2012, que conta a história do Tsunami que ocorreu na Tailândia em 2004. Também o filme “Os Gritos do Silêncio” gravado em 1984, que teve boa parte do filme também gravado na Tailândia, uma obra prima dirigida por Roland Joffé, que teve o ator Haing S. Ngor, já falecido, como o primeiro ator asiático a ganhar um Oscar em 1985. Dois filmes maravilhosos que devem ser vistos por todos que gostam de apreciar um bom filme.
    Preciosa foto que vocês tiraram em frente as Torres Petronas, em Kuala Lumpur. Uma maravilha. Um forte abraço e sempre que puder, seguirei acompanhando o trabalho de vocês.

  2. Olá Gualter, muito obrigado pelas sugestões de filme! Vamos tentar assisti-los assim que tivermos oportunidade. Ficamos bem interessados pelo cinema destes lados, é legal ver qual a visão que os cineastras têm dos lugares que visitamos.
    E obrigado por acompanhar nossa viagem!
    Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *